7 de abril de 2015

Coisas que só uma Mãe pode suportar.


Talvez se eu fosse só Mãe eu não suportasse. Se eu isolasse só a tarefa de ser mãe sem sentimento algum diria até que seria insuportável. E o que faz a gente se manter tão de pé e firme muitas vezes? O que faz as coisas não ficarem tão mais difíceis mesmo a gente achando que seria impossível ficar mais do que está? O que faz a gente sentir a ferida na carne e ao mesmo tempo não sentir? O que faz sorrirmos mesmo estando chorando por dentro e por vezes nos sentirmos tão impotentes diante das situações que a vida nos coloca?

O AMOR. 

Sabe... Até aqui, nada foi fácil. Aprendi a ser mãe. Mas sabe o que a vida foi me ensinando? Que ser mãe é uma escola. Que nós muitas vezes não sabemos o que fazer e nem vamos saber tudo, nem ter todas as respostas, mas a diferença está no Amor. Aprendemos com os erros, aprendemos que nem tudo é tão simples ou tão complicado como se parece, e que tudo pode parece difícil... Tudo mesmo! Ah, mas se você tiver amor, vai ficar um peso um pouco menor. E andando, andando e andando a dor vai ficando pequena porque o amor é muito grande! É ele que nos guia para que tudo possa acontecer da melhor forma, é com ele que os encaixes do quebra cabeça vão se juntando, porque é preciso muito amor pra se ter paciência... É ouvir as pessoas, é analisar, é pensar. É errar, acertar. É fazer tudo sozinha, ou pedir ajuda. 

Quantas vezes percorri caminhos tão difíceis, e fui andando, chorando, e quando dei por mim, frestas foram se abrindo e quando olhei para trás vi que tudo passou. Às vezes eu tenho a sensação que não passei por nada que aconteceu no passado, e só o presente fica vivo na minha memória. Mas percebo a diferença de quem fui, e quem sou. O quanto eu cresci como pessoa. E penso que mesmo sendo tudo muito difícil, seria muito mais se eu não tivesse a minha filha. Todos os meus medos de não conseguir talvez passar por algo, de me sentir incompetente, foram dando lugar a uma mulher que eu jamais sonhava em me tornar. E devo tudo isso à Jaqueline. Eu não queria que ela sequer sentisse dor, mas como eu não sou capaz de evitar quero que apesar de, o amor sempre esteja presente. 

Essas coisas que só uma mãe pode suportar, são iguais a todas. Quando temos um filho especial, cada uma de nós sabe onde mais dói. Nem explicando as pessoas entenderão. Não somos pessoas com super poderes, e ainda temos que enfrentar "inimigos" terríveis todos os dias. Lidamos com olhares indiscretos, com falta de respeito, com falta de tato, de humanidade. Mas também encontramos pessoas que nem sonhávamos conhecer, e nos unimos umas as outras como elos de corrente de sentimentos fraternos, sinceros e eternos. 


Podemos por um momento, nos colocar uma no lugar da outra e sentir, sorrir e até chorar juntas. Podemos fazer uma prece de positividade tão forte, e a cada abraço à esses nossos novos amigos, novo mundo, percebemos que se não passássemos por isso, talvez não olharíamos tantas coisas porque se não tivesse esse mundo em comum, não nos preocuparíamos com o próximo. Será que o nosso próximo vai precisar passar por aqui também? Será que o nosso próximo vai conseguir ver o mundo da mesma forma que vemos nossos filhos? Será que um dia poderemos nos sentir respeitados, ou cidadãos de verdade? Não sei! Não sabemos o que mora dentro do outro, mas podemos fazer a nossa parte, e plantar em cada espacinho esse amor, e quem sabe quem colha tenha a mesma felicidade que nós.

(Adriana Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário